
O facto é que o Morais se queixava de não ter conseguido pregar olho; o Candeeiro passou a noite rangendo os dentes, o que, considerando o exíguo espaço a que estavam confinados, para além dos arrepios que provocava, era barulho bastante para tirar o sono a qualquer um.
Era ainda noite cerrada quando os motores, roncando, arrancaram da sua imobilidade as viaturas meio atascadas na areia seca, avançando lentamente pela escuridão rasgada pela luminosidade dos faróis, ficando de novo o pessoal do Dima sozinho, entregue à sua rotina.
Tínhamos pela frente a extensa Mata da Capua e era importante que fosse atravessada enquanto durasse o dia, pormenor que condicionou todo o plano da viagem, a começar na saída da Neriquinha depois do almoço, o retomar da viagem pelo meio da manhã a partir de Mavinga e a terceira etapa que agora se iniciava quando ainda faltava um par de horas para o amanhecer. É verdade que sempre se ouvira, em cada chegada do MVL, as descrições pouco animadoras das características daquela mata que, descontando a propalada proximidade das bases inimigas, escondia dificuldades e obstáculos vários responsáveis pelos atrasos do MVL nas suas idas e vindas mensais carregados com os mantimentos para a tropa aquartelada desde o Dima até ao Rivungo. Assim, importava sair cedo prevenindo-se qualquer eventualidade ou surpresa. Acima de tudo, era necessário evitar que qualquer acidente de percurso nos obrigasse a uma indesejável pernoita no meio daquela selva travestida de savana.
As viaturas avançavam seguindo a picada cujos sulcos iam sendo fracamente iluminados pelo foco saltitante dos faróis que a irregularidade do caminho impedia que se fixassem num ponto. Perscrutava-se o negro envolvente na tentativa de adivinhar os contornos da mata escondida no denso e impenetrável manto preto da noite que, como quem não quer a coisa, quase sem se dar por isso, foi sendo vencida pelo cinzento da manhã que, aos poucos foi denunciando o pó fininho que, despertado pelo rolar dos pneus, se levantava em remoinhos que iam cobrindo o ar circundante de uma poalha difusa misturada com restos de folhagem seca que, esvoaçando desordenadamente acabava por poisar hesitante até a viatura seguinte voltar a tornar tudo num reboliço irritante que incomodava quem se lhe seguia.
Aquela mata era de facto diferente. Com a mesma areia, mas de maior densidade arbórea. E isso determinou que a picada que a atravessava fosse irritantemente sinuosa, talvez em demasia. E para piorar as coisas, as raízes à superfície constituíam obstáculos que obrigavam as viaturas a um permanente escoucinhar, a uma dança frenética, um constante balanceio entremeado de saltos e ressaltos que iam massajando os corpos do pessoal que procurava a todo o custo manter o equilíbrio sobre a carroçaria desconfortável de viaturas impróprias para o transporte de gente. E tudo isto retardava o andamento deixando aquela conhecida sensação de passeio de tartaruga a conferir maior dimensão a um local onde, pensava eu, nem ratos existiriam.



Alonguei o olhar para a imensidão da savana que, ao longe, se estendia para lá do leito sinuoso e resplandecente do rio. Senti uma sensação de alívio ao interiorizar que não mais voltaria para ali. Por agora, apenas me apetecia um bom duche que me livrasse do sarro acumulado nos últimos três dias. Tirando isso, tudo ficaria perfeito, pensei, se não encontrasse pela frente o comandante do batalhão. Tinha para mim que o homem não era pessoa de bem e por isso preferia não arriscar a eventualidade de um encontro que viesse estragar aquele fim de tarde quase perfeito.
8 comentários:
Caro Cardoso, não tive a sorte de vos acompanhar nessa viagem através do KK com destino às Mabubas. Fui de avião até algures que já não me recordo e já não me lembro, também, como fui parar á Barragem das Mabubas. Coisas de velhos, dirás, mas a verdade é que nunca interiorizei bem a viagem. Simplesmente, apagou-se da minha memória. Agora, ao ler o teu post, senti que, ao não vos acompanhar, perdi momentos únicos de uma vida. Não sei se o culpado é o Pedro Cabrita. Vou pensar que não. De outra forma, teria que lhe rogar uma praga.
Abraço
Gabriel
Olha que, visto a esta distância, pode parecer uma aventura empolgante.
Se calhar, alindei demasiado o discurso. Na verdade, aquilo foi uma estopada do caraças.
Sem lisonjeios, já despropositados nesta altura, em termos de forma e conteúdo literário este deverá ser o melhor documento aqui deixado pelo Egídio.
Dar-lhe os parabéns já começa a parecer uma rotina que só o "Porto quanto mais velho melhor" me releva de qualquer epíteto costumeiro e alcandora o escriba ao pedestal de tão prestigiado emblema da nação.
Belo trago então.
Se não o fora assim o Gabriel não confundiria aquela pessegada que nunca mais tinha fim com um belo passeio por paisagens exóticas e luxuriantes...
E quanto ao Gabriel duas breves questões:
1- Como é que ele se "desenfiou" daquela cruzada? Não tenho qualquer ideia de um único motivo para que não alinhasse daquele cruzeiro terrestre. Afinal sempre havia gente privilegiada naquela companhia...
2- Quanto à culpa do Pedro Cabrita, se é culpa... então é garantido... Mas no caso não me cheira.
Vasculhe lá ao sótão da memória e explique-me lá esta ausência na Capua que me está a aguçar a curiosidade.
Aquele abraço de sincera amizade.
PC
Este episódio da "épica" viagem mostra que consegues relatar, para além das peripécias, as emoções que todos vivemos.
A passagem pela mata e lagoa da Capua está ainda muito presente na minha memória. Como sabes, tinha sido solenemente nomeado de "comandante da viatura de rebenta minas" (o Fielas que seguia comigo era mais novo), numa berliet militar de seis rodas que tinha um andamento mais lesto que as viaturas civis do resto da coluna, pelo que íamos ganhando um avanço considerável. Lembro que algumas vezes parávamos para voltar a reunir a coluna e esperávamos cerca de meia hora, como aquela paragem em cima dum pontão que aparece em fotos. Um tanto arriscado, apesar de bem guarnecidos de tropa, porque era a viatura que não trazia outra carga para além das bagagens.
Chegámos à lagoa com algum avanço, como era costume, relativamente às viaturas civis, e fiz as recomendações prudenciais que se impunham, mas o pessoal simplesmente ignorou, talvez por pensarem que os operacionais não precisam de conselhos de um "aramista". Resultado: a malta dispersou pela zona para "as necessárias" e começo a ver a rapaziada despreocupadamente a passear na margem. A ameaça de minas não impressionou ninguém. Não me lembro de ver alguém andar a pisar pegadas antigas de pessoas ou jacarés. O à vontade repetiu-se à medida que ia chegando o resto da coluna.
Abraço
Morais
Só para refrescar a memória do PC:
Cerca de metade da companhia tinha saído da N'riquinha via NordAtlas, os mesmos que trouxeram os "mikes". Desconheço a rota que seguiram mas o Gabriel também não ajuda.
Na coluna que seguiu por terra éramos cerca de 80 e, à chegada, encontrámos os camaradas já instalados nas Mabubas.
Morais
2/8/2013 - Egidio - Ler as tuas descrições sobre a nossa permanência naquelas terras distantes de Angola, para mim, tem sido um avivar da memória um pouco entorpecida no que concerne a determinados episódios. Há fatos passados que me ultrapassam, porque nunca tive conhecimento dos mesmos, mas outros há, que fazem parte das minhas memórias. Reconheço, que as tuas descrições, sem querer relevar esta ou aquela, são de minúcia e de uma singeleza tal, que a minha mente se deixa transportar aquela época. Bem hajas a ti ( Egidio), em especial e a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta contribuem para que asw nossas mentes não fiquem entorpecidas quanto a esta etapa das nossas vidas. Relativanmente a esta viagem que tão bem a descreves, reconheço que não me recordo destes pormenores. Porventura, uma parte do meu " disco" bloqueou. Para ti, Egidio, Morais, Gabriel e Pedro Cabrita e demais camaradas de armas, vai um abraço de amizade. Figueiredo Pinto
Retomando este post faço uma tentativa de remexer a memória apagada do Gabriel.
Passando à frente da minha tentativa de espicaçar com uma graça o "desenfianço" da viagem por terra até às Mabubas, estou em crer que o percurso terá sido desta forma.
O Nord transportou os cerca de 50 elementos da companhia até ao Luso e, daqui para Luanda, ou foram de Nord, ou de comboio. Estou em crer que terá sido de Nord; de comboio o Gabriel não teria esquecido mais uma saga de travessia de Angola por via férrea. De Luanda para as Mabubas, foram certamente em viaturas, muito provavelmente nas viaturas da companhia que fomos render.
Mas já agora pode ser que haja por aqui algum companheiro que tenha a viagem ainda na memória. Não sendo importante é mais um breve capítulo deste livro que o Egídio tão bem tem redigido.
Espero ter ajudado.
Abraço
PC
Caro Cabrita
Não há nada como um bom sopro no tempo, para levantar o pó das memórias arquivadas no fundo do baú da vida. De facto, o seu comentário acordou qualquer coisa que preguiçosamente permanecia no esquecimento: fui de avião, sim senhor! Para o Luso e depois para Luanda. Recordo-me que no Luso fomos comer qualquer coisa e depois, ala, que se faz tarde. E acaba aqui! Pobre cabeça a minha...
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