quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Homenagem

Tentei deixar este texto nos comentários mas alonguei-me e ultrapassei a cota permitida.
Achei, por sentimento, que não deveria retirar uma única palavra.
Daí esta publicação.
Ter connosco o meu Amigo Manuel António Pinto embarga a manifesta surpresa que nos é tão grata e desencadeia uma bem temperada mistura de alegria, enorme respeito e admiração.
Frequentemente utilizamos estes considerandos no limbo do lisonjeio gratuito ou de ocasião, sendo de todo pertinente que se esclareça desde já que o que nos move a todos, quase garanto que sem excepção no referente a este nosso Amigo, tudo é sincero e preito de gratidão.
Manuel António Pinto não foi apenas o 1º Sargento da C.Caç. 3441.
Ele foi o verdadeiro comandante daquela Companhia.
 
Um homem singular que (ia dizer "agregava", mas cometia uma imprevidência; daí...) agrega a honradez, a competência e a capacidade de trabalho, num espírito vivo e determinado em servir sempre bem uma causa e o dever em que se determina em a cumprir com denodo.
É meu desejo extravasar esta alegria imensa de o "rever" por aqui e de lhe deixar a minha melhor expressão de admiração pelo seu carácter e virtuosismo que nestes 40 anos que já lá vão nunca me cansei de propalar a amigos, quando era da guerra que se falava.
Porque a retórica das palavras pode escamotear o senso do seu significado, é meu desejo deixar dois ou três episódios que me parecem bem mais eloquentes daquilo que é meu desejo enaltecer.
 
- O 1ºdesses episódios confere ao M.A.Pinto o estatuto de detentor de cátedra da Administração Militar.
Quer o nosso Comandante de Batalhão, quer o 2º Comandante, sempre que se deslocavam à N´riquinha, sub-repticiamente colocavam problemas de administração ao Pinto (problemas embrulhados que ocorriam na sede do Batalhão...), solicitando que solução ele teria para as solucionar, caso acontecessem com ele; quase um exame...
E o Pinto, antecedendo sempre as suas opiniões com a proverbial… "Salvo melhor opinião...", desenvolvia o seu parecer com uma aparente timidez mas total segurança naquilo que dizia.
Os Comandantes registavam (mentalmente...) e o nosso 2º Comandante (Major Tamegão), numa das várias inspecções que fazia à Companhia, lá me dizia no dia seguinte: "Ó Cabrita; você tem aqui um 1º Sargento do caraças...!"
A meio da comissão lá veio o 1º Sargento da 3442 fazer um autêntico estágio nas Terras do Fim do Mundo...
 
O 2º episódio tem a ver comigo.
Se o 1º Sargento da 3442 teve que vir fazer um estágio à N´riquinha, fácil será imaginar de quantos estágios eu precisava; eu que frequentei um minimíssimo estágio de Administração Militar de 4 meses em Mafra...
 
Um dia o nosso Pinto em trânsito de apresentação do balanço mensal, talvez o 3º da comissão, perante certamente o meu embaraço perante tanta conta e mais parcelas ainda, posicionou-se como que em parada e disse, deferente como sempre: "Vossa Senhoria meu Capitão escusa de procurar entender as contas porque se eu quiser enganá-lo engano-o mesmo...! Propunha-lhe o seguinte: o meu Capitão trata da guerra e deixe as contas comigo!"
Nem mais. E vá lá imaginar-se porque razão eu aceitei a proposta sem hesitar cinco segundos depois...?!
É que 3 meses já me sobravam para apreender a competência, a honestidade e a sensibilidade do meu 1º Sargento.
 
Apenas acrescentar que, selado o "acordo", as contas continuaram a ser apresentadas todos os fins de mês, como sempre seria feito sem o "acordo". Só que eu já não as conferia. O que ocorria é que o Pinto me trazia um problema e três soluções. E eu apenas tinha que escolher qual delas preferia, uma vez que a escolha cabia ao comandante de Companhia. Na maior parte das vezes fi-lo sempre com o aconselhamento do Pinto. Uma garantia de que jamais prescindiria.
Tenho perfeita consciência da sorte que tive neste campo, depois da menor sorte em ver-me com 23 anos de idade a comandar uma Companhia de Caçadores. Algo que me honra mas que doeu.
 
- Terceiro episódio.
Um dia fui de férias. Na despedida do Pinto este disse-me: "Se passar pela 5ª Rep dê cumprimentos meus ao Major Fulano".
E eu fui.
Cheguei, tratei do que lá me levava e terminei com os cumprimentos do Pinto.
Garanto que o Major quase se colocou em sentido:
- "Você tem lá o 1º Sargento Manuel António Pinto?".
Sim, é o 1º Sargento da Companhia.
- "Então fique sabendo que você tem, provavelmente, o melhor 1º Sargento do Exército Português!" (Ipsis verbis)
 
O que escrevo é uma homenagem.
Sentida e justa.
E, já agora, meu Amigo Manuel António Pinto é tempo de amenizar essa tremenda humildade com que sempre mascarou o seu saber, arte e, acima de tudo, carácter.
 
Bem-haja.
O meu abraço apertado quanto a gratidão e o reconhecimento que lhe devo.
 
Pedro Cabrita
ex-Capitão Miliciano
ex-Comandante da C.Caç. 3441

9 comentários:

Anónimo disse...

Uma homenagem bem merecida!

Seria bom que o próximo convívio da CCAÇ 3441 fosse realizado em local acessível ao NOSSO PRIMEIRO, não para discursos de circunstância, mas apenas para revermos e confraternizarmos com o AMIGO.

Um abraço do

Morais

Gabriel Costa disse...

Há nos, poucos, que não vejo o 1º Sarg. António Pinto. Ocasionalmente, encontrava-me com ele em Coimbra, no Bairro da Solum, onde vive. Por muitas homenagens que lhe façamos, nunca seremos capazes de lhe agradecer a correção militar, o profissionalismo que demonstrou com a Companhia. Pessoalmente, penso que a amizade que a todos dedicou, sem exceções (irritava-se com a falta de brio dos militares), fez dele um companheirão e um amigo a preservar. Daqui, envio-lhe um abraço com os meus mais sinceros agradecimentos por tudo quanto fez por nós.

Anónimo disse...

19-10-2013- Não podia deixar de aproveitar este ensejo, para deixar bem expresso o sentimento de gratidão que pessoalmente já tive oportunidade de manifestar ao nosso 1º Sargº Pinto, em conversas tidas em Coimbra e também via telefónica.
Existem pelo menos duas situações que gostaria que fossem do conhecimento de todos vós. 1ª Passou se já na Barragem das Mabubas. Um dia fui castigado, por na viagem entre a secretaria das Mabubas e o Quartel General em Luanda, ter perdido uma carta, embora sem relevância para o INI. Esclareceu me o nosso amigo 1º sargºPinto e cito " oh Pinto, foi das injustiças mais revoltantes que assisti durante minha carreira de militar. O correio, era obrigado a ir resguardado, numa pasta ou qualquer outro processo mais seguro e nunca da forma como era transportado. E acrescentou - quem o tramou foi o seg comandante - Major Tamegão". Disse lhe: deixe lá oh amigo Pinto, não foi por isso que eu deixei de chegar onde cheguei!!! E voltou a retorquir : "Mas foi uma injustiça, porque a culpa seria sempre de quem permitia que o transporte se fizesse assim ". Demonstrou me, a sua verticalidade, a sua honestidade, a sua boa formação, mesmo sendo um militar, fiquei lhe sempre grato por essa demonstração. 2ª situação - Um dia, no ano 1992, estando eu como responsável pela inspeção tributária do 1º servº de finanças de Coimbra, deparei com uma pessoas que me pareceu conhecida. Aproximei me e reconheci o nosso 1º, não sendo, contudo, por ele, reconhecido. Após o seu atendimento e quando já se preparava para deixar o serviço, confrontei o com situações da nossa convivência por terras de Angola. Foi aí, que o nosso amigo, com o seu ar tranquilo, me questionou e ao reconhecer me, exclamou de forma alegre: Oh Pinto, mas você era um " palito ". Ah...... retorqui, eu nunca gostei da comida do amigo. Morais.
Pois é, amigo Pinto, aproveito mais uma vez, para lhe agradecer tudo o que me ensinou " E QUE FOI MUITO! Era,como tantos outros," meninos" que foram para aquele território, seres humanos que tentavam passar o tempo sem nada sofrer para poder voltar para junto dos seus.E quem era o nosso apoio ??? Pelo menos para mim foi e de que forma, sempre o meu vizinho de quarto( Neriquinha) que me esclarecia, me ensinava e me ajudava a ultrapassar obstáculos. Amigo Pinto - O MEU MUITO OBRIGADO. Deste amigo que o estima e que espera que para Maio de 2014 possa estar no convivio anual a que eu me propus realizar. " Dir me á que já não terá condições para conduzir " Pois bem, terá um familiar ou familiares que oconduzirão até aos seus homens da C Caçadores 3441. Faça nos isso. A sua presença junto de nós, será mais um motivo para tantos camaradas aparecerem. O senhor sabe que será sempre uma pessoas estimada por todos nós. Faço imensa questão,na sua presença como penso ser o desejo dos homens da companhia caçadores 3441. O amigo Figueiredo Pinto( ex furriel enfermeiro), lhe envia um abraço saudoso, desejando lhe saúde e paz, na companhia dos seus familiares. F.P

Anónimo disse...

O 1º Sargento Pinto continua entusiasmado com a leitura de todas as boas e menos boas notícias que lhe vão avivando a memória já um tanto desarrumada, consequência do elevado nº de vezes que tentou orientá-la procurando os pontos cardiais da vida. Considera-se altamente gratificado pelas amizades granjeadas. É sempre bom recordar, até porque recordar é viver, e, no caso presente, é maravilhoso, pois vão regressando à lembrança recordações de bons amigos que, logo de jovens, manifestavam serem bem responsáveis.
A todos um agradecimento muito verdadeiro, pela vossa preciosa colaboração, pela vossa amizade e também pela vossa estima.
Um abraço do tamanho do mundo.

Gabriel Costa disse...

Ver este video sobre a N´Riquinha
http://www.youtube.com/watch?v=sxFPAzvj0fo&feature=share

Anónimo disse...

2/11/2013- Um Domingo pleno de paz. Quero aproveitar este espaço, para agradecer aos familiares do amigo Pinto a suas mensagensa. Mas aproveito também o ensejo de pedir aos familiares do nosso 1º sargento Pinto, a fim de entrar em contato, via Telem. não só para podermos saber notícias do seu estado de saúde, como também com o intuito de conversarmos um pouco mais, sobre o próximo convivio anual , cuja honra da sua organização me foi incumbida. Como não tem sido possível o contato através do número fixo conhecido. Desde já agradeço a possibilidade de saber através do nosso estimado 1º ou através de familiares, do seu estado de saúde, por isso esperamos vosso contato. . Mas acreditem, que falar,estar com o nosso 1º sargento Pinto,é uma das minhas prioridades de momento e penso que também o será para muitos e muitos companheirso de armas. Um abraço para o amigo Pinto. Figueiredo Pinto ( ex furriel enfermeiro)

Anónimo disse...

Sr Figueiredo Pinto sou genro do Sr Pinto faculte-me o seu email que eu possa enviar-lhe os contatos atualizados. Obrigado
Jorge Galvão

Anónimo disse...

Amigo Jorge Galvão, é com o maior gosto que lhe envio os meus contatos: Telem - 962842778 ou 918943726. Email - idfighuanbo@hotmail.com. Um abraço para si e e em especial para o nosso Pinto. Sempre ao dispor.

Anónimo disse...

Amigo Jorge Galvão, antes de mais os meus sinceros cumprimentos. Em 21 de Novembro desta ano, a seu pedido enviei lhe o nº telem. e o email. Não sei, de fato o recebeu, pois se tal é afirmativo, gostaria muito de ter o seu contato ou do nosso amigo Pinto. É Natal, sempre gostaria de dar lhe uma palavrinha. Se assimo entender, claro. Um abraço para si e para o nosso amigo. Figueiredo Pinto