tag:blogger.com,1999:blog-7964977882616954040.post4681973149114150364..comments2024-01-23T01:58:23.078+00:00Comments on Caçadores 3441: Do rio Cuito às MabubasGabriel Costahttp://www.blogger.com/profile/06933584185994260099noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7964977882616954040.post-24041870971938973242013-09-04T14:51:31.282+01:002013-09-04T14:51:31.282+01:00De facto, retenho uma vaga memória de já estar asf...De facto, retenho uma vaga memória de já estar asfaltado um troço da estrada até Serpa Pinto; Provavelmente, como diz o amigo Rosinha, seria a partir do Longa, onde estava estacionada uma companhia do nosso batalhão; se não me engano, a C.Caç. 3442.<br /><br />Quanto ao resto, lembro-me bem do piso de terra batida em boas condições.<br /><br />Obrigado por dar esta ajuda à nossa memória.Egidio Cardosohttps://www.blogger.com/profile/01290550217194444630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7964977882616954040.post-53635959255410667302013-09-03T15:50:48.224+01:002013-09-03T15:50:48.224+01:00Em 1974 já estava asfaltado de Serpa Pinto ao Cuit...Em 1974 já estava asfaltado de Serpa Pinto ao Cuito perto de 180 Klm.<br /><br />Era uma estrada com 6 metros , mais berma direita e esquerda de 1 metro.<br /><br />de 1971 até ao dia 26 de Abril de 1974, foi essa estrada que ocupou a maior parte do meu tempo.<br /><br />Cubiquei todos os metros cúbicos daquele macdame (laterite).<br /><br />Mas ainda em 1973, se a memória não falha, o asfalto já ia de Serpa Pinto até ao posto do Longa, onde havia uma companhia militar.<br /><br />Essas estradas direitinhas de "macdame" em Angola, é que foram mais traiçoeiras para muitos Unimog, principalmente os carros mais antigos.<br /><br />Claro que jovens motoristas com pouco traquejo também ajudava ao "lerpanço"<br /><br />Mas essa da impreparação dos motoristas era culpa dos mesmos comandantes que mantinham uma companhia durante 18 meses na N'riquinha.<br /><br />CumprimentosAntº Rosinhanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7964977882616954040.post-80764707347796435302013-09-01T18:36:05.999+01:002013-09-01T18:36:05.999+01:00Acrescento (como é obvio) que o episódio i) de R. ...Acrescento (como é obvio) que o episódio i) de R. M. tem a ver com o início da comissão na N'riquinha.<br /><br />MoraisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7964977882616954040.post-80417803515655513452013-09-01T18:31:49.653+01:002013-09-01T18:31:49.653+01:00Extraída da correspondência que enviei para o &quo...Extraída da correspondência que enviei para o "Puto" aqui fica a cronologia da viagem:<br /><br />- dia 10, quinta-feira, pelas 14 horas, saída para Mavinga;<br /><br />- dia 11, pelas 11 horas, saída para o Dima onde descansámos algumas horas;<br /><br />- dia 12, pelas 2 da manhã, saída para Cuito-Cuanavale onde chegámos pelas 17 horas; A saída madrugadora foi motivada pela necessidade de passar pela mata/lagoa da Capúa de dia;<br /><br />- dia 13, pelas 6 da manhã, partida para Serpa Pinto onde chegamos pelas 11 horas; Almoço e mudança de viaturas e seguimos viagem até ao Alto-Hama; Jantar e descanso;<br /><br />- dia 14, segunda-feira, pelas 3 da manhã partida para Mabubas, onde chegámos pelas 15 horas.<br /><br />Do coronel R. M. guardo, em especial, dois episódios:<br /><br />i) Não teriam passado duas semanas quando formámos na parada, sujos e barbados para o comandante, fulo de raiva, passar revista. No dia seguinte(?) chegou um PV2 que descarregou uma electrobomba de dois metros, à qual foi preciso aplicar reduções para a ligar à tubagem existente, e deixámos de ter pretexto para não fazer a barba diariamente. Confesso que continuei a fazê-lo uma vez por semana, no dia da visita do Nord.<br /><br />ii) Numa das últimas operações da N'riquinha trouxeram uma mulher ferida por estilhaço no peito, e ainda um puto de 3-4 anos com uma pequena perfuração no abdómen, e intestino delgado de fora. Não sendo possível intervencioná-los no local, o Dr. Lacerda pediu a evacuação dos feridos. O médico confessou-me, com grande indignação, que a evacuação lhe tinha sido recusada pelo comandante, alegando que "eram turras". Morreram em menos de 24 horas. Ainda hoje recordo, com alguma amargura, o olhar de ambos e o semblante que revelava sofrimento e resignação. O "inimigo" foi aniquilado antes de poder fornecer combatentes à guerrilha futura.<br /><br />Abraço,<br /><br />Morais<br /><br /> <br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7964977882616954040.post-76301584162581730332013-09-01T17:35:15.858+01:002013-09-01T17:35:15.858+01:00Está-me a parecer que da viagem pouco nos ficou na...Está-me a parecer que da viagem pouco nos ficou na retina de todos nós.<br />Lembro-me da saída de N'riquinha com os miúdos a correrem ao lado das viaturas até bem longe.<br />Lembro duma paragem na Lagoa da Capua, onde não nos reabastecemos de água por correr a possibilidade de água envenenada; o Cuito é uma branca completa; Serpa Pinto lembro-me que pernoitámos e não tenho qualquer ideia de termos mudado de viaturas.. .(alguém esclarecerá isto, não sendo importante, mas... recordar é (re)viver). Do resto da viagem nada me ficou. Lembro-me da chegada às Mabubas e da excelente impressão que nos deu aquela barragem, linda, na verdade, conforme algumas fotos que hão-de aparecer por aqui.<br />Poucos conseguirão imaginar a sensação de quem sai de 550 dias de isolamento no inferno de N´riquinha e chega a um pequeno povoado perto de Luanda e com uma vastidão de água quase a perder de vista.<br />Mabubas fazia-me lembrar as cidades do Faroeste com uma única rua e casas de ambos os lados. Casas de civis que se misturavam com as casas da tropa. Mas as descrições virão por certo nos futuros posts.<br />Vamos lá então à fase civilizada da C.Caç. 3441. Muita estória por recordar.<br /><br />Abraço<br /><br />P.C.Pedro Cabritahttps://www.blogger.com/profile/11358736455032474115noreply@blogger.com